quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"Because I like the way it hurts..."

Uma música que estorou ultimamente, e com mérito, é a "Love The Way You Lie", do Eminem com participação da Rihanna.
A música fala principalmente sobre não conseguir viver sem alguém, mas ao mesmo tempo mentir, agredir e machucar essa pessoa. Eu particularmente adoro essa música; tá na minha lista de vícios do mês.

Uma das coisas que me atrai na música é a intensidade dos sentimentos. Uma necessidade tão imensa de ter o outro por perto que se é capaz de abrir mão do seu próprio bem-estar pra isso. E não como se abrir mão do seu bem-estar proporcione a felicidade do outro. Porque ele vai continuar a mentir, julgar e machucar, já que você se mostra complacente a isso, mesmo que depois até de hematomas nele...e em ti mesmo.

Até bem-estar se torna uma palavra controversa e relativa. É ruim com ele e pior sem ele?
Às vezes, torna-se um casal e simplesmente se esquece que cada um é uma pessoa diferente, que os dois vieram de lugares, experiências e valores diferentes. Que você é e sempre será um ser a parte, único. Nos iludimos achando que temos tudo em comum, que conhecemos completamente alguém que amamos. E nessa ilusão nos perdemos entre o que somos, o que queremos ser, o que o outro deseja que sejamos e vice-versa. Daí pra frente, apenas a ideia de sair do buraco parece muito pior do que fazer o buraco ficar ainda mais fundo.

Tudo isso por causa de um amor que, na tentativa de construir, perdeu o controle e destruiu tudo à sua volta porque não soube enxergar o outro como um ser a parte, que não necessariamente deve te ouvir ou obedecer. E pensar que esse amor poderia crescer e fazer dos dois pessoas melhores. Especialmente para vocês dois, juntos e individualmente.

Essa deve ser a noção mais difícil de se entender. Como é que dá pra ser eu mesmo, ter a minha individualidade, as minhas ncessidades, as minhas coisas, quando a gente tem que viver junto a outra pessoa e conciliar os dois universos que cada um traz para dentro do relacionamento? Como o próprio Eminem diz na letra da música com a Rihanna, essa junção pode se tornar algo como o encontro de um tornado com um vulcão. Mas a palavra está certa: conciliar. Não existe anular, perder, esquecer. Só se constrói algo a partir de um material já existente. Só se concilia quando há um equilíbrio entre as partes. O outro, num amor construtivo, acrescenta à minha individualidade da mesma maneira que eu acrescento à dele, justamente porque não somos iguais. De forma que esse crescimento leve à iniciativa pessoal que cada um pode ter de ser alguém melhor não só para o outro, como para todos que os cercam. Isso só se dá pelas diferenças, pelas individualidades, pelo respeito.

Podemos ser feitos um pro outro, mas não feitos da mesma coisa. Ainda bem.

Nenhum comentário: