segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Trilha

"Quando você sentir que vai cair, cai antes! Mas cai de bunda."
O terreno era íngreme, acidentado e escorregadio. Ameacei cair várias vezes. Mas não caí feio. De certa forma, acho que o conselho da minha amiga foi o que me segurou. Eu estava preparada pra cair e, mesmo quando caí, não foi a pior coisa do mundo. A gente respira fundo, cai de bunda, ri e parte pra próxima. Abraçar a queda é mais fácil do que tentar se equilibrar de pé a qualquer custo.
Mas por que mesmo assim a gente resiste tanto? Por que é tão difícil assumir que a queda é iminente, mas não necessariamente dolorida?
Nem sempre é tão simples se entregar ao desconhecido. Até pra mim, que muita gente enxerga como uma pessoa prática e destemida. Nem tanto. 
É verdade que tive mais começos e recomeços do que muita gente da minha idade. Mas também tive muitas quedas. E dessas não me lembro de ter tido a capacidade de rir no momento em que aconteceram; eu não estava preparada. Por mais que eu soubesse da possibilidade, eu não acreditava na queda. Mas negá-la ou ignorá-la não a torna menos real, já que você não tem o controle sobre ela.
Eu sei, não ter o controle do que vai acontecer pode ser bem assustador. Qualquer pedrinha no caminho começa a parecer bem maior do que realmente é e te dá vontade de dar meia volta. 
Por outro lado, ter as mãos livres te dá espaço para agarrar muito mais do que aquela doce ilusão de controle que você achava que tinha. O desconhecido também pode ser surpreendentemente maravilhoso. Mas não se apoie demais em nada. Agarre, aprenda e deixe que siga seu caminho. A mão amiga que vai te dar segurança e te ajudar a levantar sempre será você e apenas você.
O tempo muda, o terreno fica mais sinuoso, as pedras se tornam cada vez menos confiáveis. Mas o seu próprio chão tem que estar sempre firme. Se for pra cair, que caia em si mesmo, pronto pra rir e levantar. Que seja. Mas que também seja pra fortalecer cada vez mais a certeza de que nunca vai deixar de procurar novas descobertas para viver e aprender.
Não importa o que aconteça, eu que traço minha própria trilha.

Nenhum comentário: