segunda-feira, 7 de abril de 2014

Estamos amadurecendo? Ou endurecendo?

Na minha visão, entre aquelas coisas lindas e antigas que já saíram de linha, em algum lugar entre a maquininha de chiclete da Eliana e o Pogobol do Gugu, está o conceito de alma gêmea.
Foi quase com um sentimento de nostalgia que ouvi dizerem:
"Eu acredito que tem apenas uma pessoa por aí que a gente vai amar de verdade."
Essa noção de "único", "apenas", "um só" passou a me assustar um pouco de uns tempos pra cá. Depois de algumas entregas e perdas, acho que qualquer um começa a questionar aonde raios está esse "um". Ou talvez isso só seja coisa de gente que investe tudo que tem pra fazer um amor dar certo pra sempre, mas no final nunca dá. Gente que fez o que eu fiz.
Mas, antes disso, a noção de "felizes para sempre" me assustou um bocado também. Com tamanho contraste entre contos de fada e realidade, acho que é normal esse conceito parecer meio utópico. Ou talvez também isso só seja coisa que gente que teve seus pais separados logo na infância, com poucos casais duradouros e felizes em volta para contradizer suas raízes. Gente com raízes como as minhas.
Na minha cabeça, essa mudança de conceitos fazia parte de um processo de amadurecimento. Mas vendo alguém dizer aquilo com tanta fé me fez sentir... fria. E esse é um conceito que eu nunca tive de mim mesma.
Será que a gente perdeu a fé pra não sair perdendo de novo na busca do amor?
A gente endureceu pra aprender a lição ou pra se proteger do que a gente presume que já sabe? Ou os dois?
Será que a gente precisa endurecer para amadurecer?
Talvez um faça parte do outro, mas não o defina.
Vai ver que o amadurecer de verdade acontece ao encontrarmos o caminho de volta a acreditar, mesmo depois de aprender a lição. E isso não é retroceder, acreditar cegamente ou ser inocente.
Isso é mudar, mas mantendo nossa essência, mesmo que com alguns elementos novos em volta.
Porque, acima de nossas experiências e traumas e raízes, também somos humanos.
E sim. Nós nascemos para amar.
Amar um só? 
Isso ainda não consegui responder.

Nenhum comentário: