quarta-feira, 12 de março de 2014

Histórias e Escolhas

Nas muitas histórias que eu acumulo em mim, me lembro que em vários momentos eu pensei não ter escolha a não ser àquela que estava no meu raio de visão. Porém, repensando os fatos, hoje consigo lembrar exatamente do ponto em que eu desisti; do momento que eu achei melhor virar a mesa; e da hora que eu quis ter as coisas claras na minha vida. 
Ainda assim, no calor do momento, "não tive escolha."
Então me joguei num relacionamento. 
Ou fui morar num lugar diferente.
Ou também desisti de amar alguém.
É bonito pensar que a vida nos oferece certas oportunidades que nos "obrigam" a seguir certos caminhos. Algo tipo destino,  carma, ou seja lá o nome que você quiser dar.
Mas será?
Hoje percebo que eu sempre tive a escolha. O desenrolar das minhas histórias se resumiu sempre à minha decisão. 
É sempre uma escolha entre algumas várias, mesmo que não consigamos enxergar todas elas no momento de decisão.
O que nos permite enxergá-las ou não é justamente nossa percepção, que pode se aumentar ou diminuir de acordo com nosso grau de dramaticidade e auto-conhecimento.
Que tal, então, tirar a cabeça do copo d'água ou se permitir ser e fazer o que você realmente quer?
Quem sabe assim a gente perceba que o mundo não vai acabar por seguir um caminho e não outro; bem pelo contrário. Quem sabe assim a gente perceba que o mundo sempre vai nos oferecer inúmeras oportunidades para que alcancemos a felicidade, contanto que estivermos de braços abertos para isso.
Já aprendi algumas das minhas infinitas possibilidades e sei que ainda há muitas a serem descobertas. Mas o drama por vezes ainda me puxa pra baixo. 
Por isso, deito a cabeça no travesseiro no fim do dia e não tenho coragem de pedir mais nada à Deus além de perspectiva.
Que eu tenha perspectiva para ver as coisas pelo que são, não pelo que eu desejo; para enxergar com os olhos da alma o horizonte que meus olhos físicos não tem capacidade; e para perceber que a felicidade está sempre a uma escolha de distância.

Nenhum comentário: